Educar é Aprender Constantemente

O aprender deve estar presente no nosso dia a dia.E cabe a cada um de nos participar permanentemente do processo de ensino aprendizado.

Monday, October 30, 2006

Projeto? O que é? Como se faz?

A atividade de fazer projeto é simbólica, intencional e natural do ser humano. Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolvem um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais. A elaboração do projeto constitui a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta.
Ensino por projetos, pode-se estar falando do plano da escola, do projeto da escola, de projeto de professores.
Na verdade, no ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar.
Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos referindo-se a questões pelo autor do projeto,pelo sujeito que vai construir conhecimento.
Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade. O projeto deve ser iniciado a partir das necessidades dos alunos. Pode ser aplicado com crianças de Educação Infantil e todas as outras séries complementares.


Quando a escola oferece um trabalho de aprendizagem qual será a diferença?
São projetos diversificados, mas interdisciplinares. O papel do professor é de interagir, orientar para o aluno ir em busca das pesquisas, o professor, é tão aprendiz quanto seus alunos, em um ambiente de aprendizagem construtivista, é preciso ativar mais do que o intelecto. Documentar com registros as constatações dos alunos sobre seu próprio aprendizado, promovendo desenvolvimento individual e coletivo.
A Função do Especialista na Escola num grupo de professores pode enriquecer o ambiente de aprendizagem onde se desenvolvem os diferentes projetos dos diferentes grupos.
A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se , encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas.
Na escola o papel do professor é de estar organizando horários para que os alunos sejam contemplados e desenvolvam suas práticas educacionais.
O processo é lento, mas quando uma turma inicia o trabalho na sala informatizada automaticamente os alunos vão questionar os professores porque também não estão usando os computadores, e ai cabe uma nova postura do educador procurar conhecer e interagir com as novas mudanças.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home