Educar é Aprender Constantemente

O aprender deve estar presente no nosso dia a dia.E cabe a cada um de nos participar permanentemente do processo de ensino aprendizado.

Thursday, October 26, 2006

Leitura e Reflexão sobre as TICs



Reflexão sobre as TICs: Adriana Nicoletti
As Tics e o avanço da aprendizagem de educadores e alunos: Reflexão à luz da cultura escolar de Vera Lúcia Duarte de Novais

Vivenciamos a oportunidade de aprender e refletir sobre alguns pontos importantes a respeito da TICs. É preciso refletir sobre as diversas tecnologias que vêm sendo incorporadas à escola que conhecemos e nós enquanto professores fazer uso destes recursos existentes :”fotos,jornais,filmes,retro-projetor, rádio,computador...
Por outro lado, nossas salas de aula continuam a funcionar como os velhos templos, a partir da imagem internalizada , como os objetivos fossem os mesmos do inicio do século XX.
Há necessidade de mudanças no perfil e na ação profissional. Normalmente quando pensamos em questões no uso das TICs, tentamos a sugerir que se incremente a chamada grande curricular com mais alguma matéria, como por exemplo aulas sobre o uso só computador para aprender a manipulá-lo, empregando alguns aplicativos Word,Excel,Internet.
Enquanto agirmos assim, estamos pensando em desenvolver um conteúdo, ou alguns tipos específicos totalmente desligado uns dos outros.
Umas das formas de atuação predominante entre os professores é a que corresponde ao isolamento de cada um em sua sala de aula. Em algumas escolas os professores se agrupam de acordo com identificação particulares, este tipo de dificulta a tomada de decisões que atinjam a totalidade do corpo docente.
Enquanto a organização da escola limita-se porém, a rigidez dos papeis de cada membro , a autoridade e a hierarquia são caracteres marcantes desse tipo de lógica. Tudo isso, apesar de muito cômodo, resulta em imobilismo, apatia, alienação e muita frustração.
È preciso ser desafiador o uso do computador , seja efetivamente utilizado como uma ferramenta de aprendizagem. Para que isso ocorra , a direção, coordenadores, orientadores,professores, alunos, devem viver um processo de mudança , e as TICs serem inseridas no Projeto Político Pedagógico com objetivos definidos na sua utilização, contemplando a aprendizagem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home