Educar é Aprender Constantemente

O aprender deve estar presente no nosso dia a dia.E cabe a cada um de nos participar permanentemente do processo de ensino aprendizado.

Monday, April 09, 2007

Mídias na Educação

As imagens são algo que chamam atenção do telespectador que assistem, muitas vezes como se fosse algo "fora" de nós: ora, nós estamos nesse mundo, fazemos parte dele, por ele somos radicalmente subjetivados. Sabemos que não podemos fazer de conta que as tecnologias estão mudando a cada dia que passa, nem deixar os nossos alunos sem o uso delas ou utilizá-las não sabendo fazer uma reflexão sobre as mesmas.
Trabalhar com projetos, utilizando as mídias, permite a valorização do aluno como parte integrante do processo; os mesmos serão os produtores de seus trabalhos e não somente copistas, sabendo avaliar o que a mídia quer transmitir, por exemplo: produtos para emagrecer, vão ter que fazer uma prévia pesquisa para ver realmente qual o interesse da venda do determinado produto e quais benefícios ou prejuízos traz para a saúde, ou se é questão somente de lucro. Questionar os alunos: Nós seres humanos somos todos iguais?
Hoje, a escola possui novas possibilidades de educar com as mídias, devemos compreender e interpretar os meios de comunicação audiovisuais, os quais desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. As informações, interpretadas mostram-nos várias linguagens, sendo que é possível levá-las à sala para fazer uma análise juntamente com os alunos, diagnosticando as possibilidades que a mídia nos oferece, fazendo a seguinte comparação: será que tudo que passam é real ou está inserida em torno do capital.
A inter-relação entre a comunicação e a educação permite desenvolver e aprimorar metodologias de uso das tecnologias da informação e da comunicação nos processos educativos, assim como estimular crianças, adolescentes e educadores a utilizarem a mídia como instrumento de mobilização e crítica social. O uso do jornal em sala de aula, a produção de fotografias, vídeos e sites em processos educativos são exemplos de formas de educomunicação. Porém, o objetivo principal dessas atividades é contribuir significativamente no processo de construção da cidadania, do exercício de direitos e deveres e de uma sociedade mais justa – a partir do exercício do direito à expressão e à comunicação.

É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar do visual para o raciocínio seqüencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico e estimulante. A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-los na sala de aula, discutindo-os com os alunos, a fim de ajudá-los a perceber os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto.
Adriana Nicoletti

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Realmente as Mídias e ou as Tecnologias nós oferecem infinitas oportunidades para a construção do conecimento, uma pena é que ainda existam tantos professores resistentes ao seu uso.

1:40 PM  

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